O frio não é motivo para esquecer o protetor solar. A luz solar pode ser mais fraca no inverno, mas os raios ultravioletas, que queimam a pele e aumentam os riscos de desenvolvimento de certos tipos de cancer de pele, ainda são uma ameça. Protetor solar com FPS acima de 15.
Antes de iniciar sua corrida fazer uma boa série de exercícios de aquecimento.
-
Usar uma roupa adequada, muitas são desenhadas especificamente para correr no frio. Tecido absorvente de algodão deve ser usado colado ao corpo.
-
A lã é um bom isolante e o ajudará a reter o calor corporal mesmo quando molhado. O nylon quebra-vento é bom para ser usado sobre as outras roupas e pode ser retirado e enrolado na sua cintura se você não necessitar mais usá-lo. Faça experiências para descobrir a melhor combinação de roupas para você.
-
Certifique-se de que a sua cabeça e pescoço estão bem protegidos já que um grande volume de calor corporal é perdido nestas áreas.
-
Proteja suas extremidades da exposição para prevenir ulceração produzida pelo frio. Nos estágios iniciais, irá perceber uma sensação de queimação na pele cuja cor ficará vermelha, roxa e então branca. Se você notar uma área sensível e branca saia do frio imediatamente e procure um médico.
-
Planeje o seu percurso para correr contra o vento no início e a favor do vento na volta.
Proteja-se do vento sempre que possível. -
Conheça os sintomas iniciais de hipotermia; uma sensação de desorientação, perda da coordenação das mãos, fala confusa e dificuldade de caminhar. Se você estiver tremendo, procure logo um lugar quente.
-
Não corra grandes distâncias sozinho em condições climáticas adversas. Observe se os seus companheiros de corrida apresentam algum sinal de problema provocado pelo frio.
-
Remova a roupa molhada o quanto antes, pois ela aumenta o risco de algum problema provocado pelo frio.
-
Lembre-se de que repor líquidos também é importante quando está frio.
-
Considere uma outra forma de exercício quando as condições climáticas tornam a corrida perigosa.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Dicas para se exercitar no inverno
Com as baixas temperaturas dos ultimos dias a sua preocupação em fazer exercicios tem que ser redobrada. O frio não deve representar perigo algum se você se proteger e estiver com a saúde em dia. Se você tem problemas do coração, contudo, pergunte ao médico se você pode se aventurar no frio - mesmo se ele já tiver dado ok para seu programa de caminhada. A razão para essa precaução é que as reações do corpo em baixas temperaturas estressam o sistema cardiovascular.
Segue algumas dicas para seu exercicio: