No dia 28 de agosto acontecerá pela 3ª vez na cidade de Penha (SC) a 5ª etapa do Ironman Brasil 70.3 que contará com 700 participantes de 17 países e três continentes. São 50 vagas em jogo para o Mundial, dividas entre amadores e profissionais, motivo pelo qual há grande presença de feras da modalidade. O Brasil estará muito bem representado pelos atletas masculinos Igor Amorelli, vice campeão em 2009, Reinaldo Colucci, quinto colocado, Ivan Albano, Antônio Manssur Filho, Guto Antunes e Fred Monteiro entre outros e no feminino Vanessa Gianinni, que no último final de semana ficou em 2º lugar na etapa do Troféu Brasil de Triathlon, Silvia Fusco, Talita Saab, Ariane Monticelli da Silveira, Vanessa Cabrini, Mariana Borges de Andrade e Alessandra Rocio de Carvalho entre outras.
Carlos Galvão, diretor-geral da prova afirma, "Teremos, mais uma vez, uma disputa bastante interessante na Elite. Os brasileiros surgem como sérios candidatos a manter a hegemonia na competição. De qualquer forma, convido a todos para acompanharem a prova no sábado, pois verão grandes nomes do país e do exterior".
O evento é válido como seletiva para 50 vagas no Mundial de Meio Ironman em Clearwater, Flórida, que acontecerá agora em novembro de 2010.
Muitos devem estar perguntando porque Ironman 70.3 e não Ironman, a diferença está nós números. O número 70.3 se refere à metade da distância de um Ironman, em milhas. Isso significa que o Ironman 70.3 possui a metade das distâncias praticadas da prova que ocorre anualmente em Florianópolis. São 1,9Km de natação, 90Km de ciclismo e 21,1Km de corrida.