Três praticantes de parapente, irão hoje (02/09) até o Pico do Jabre para verificar a viabilidade e as condições da área para a prática dessa modalidade.
O pico fica no município de Maturéia possui uma pequena área territorial (86 Km²). Todavia, dispõe de um excelente recurso natural, o Pico do Jabre, no cume do Planalto da Borborema, uma das mais raras belezas do sertão. Com uma altitude de 1.197 metros, é também ponto de aventureiros, esportistas e ecologistas de todo Brasil, com várias potencialidades turísticas naturais.
O parapente, também conhecido como paraglider nos países de língua inglesa, surgiu inicialmente na Europa praticado por alpinistas que após escalar as montanhas utilizavam o equipamento para descê-las voando.
No Brasil, o primeiro vôo de parapente que se tem registro aconteceu em 1988, no Rio de Janeiro, quando dois suiços decolaram da rampa da Pedra Bonita que já era utilizada por praticantes de asa-delta.
Em Matureia o grupo pretende explorar as potencialidades do pico que possui uma altura de 1.197 metros de altitude para reunir, no futuro, pessoas movidas pelo prazer de voar, pois é comum a procura pelo esporte por pessoas que desejam fugir do dia-a-dia estressante das grandes cidades.